Oratória

MINUTO DA ORATÓRIA: Como ter mais confiança em apresentações

Lançamos há algum tempo uma nova play list no Youtube chamada: Minuto da Oratória.

Este é o vídeo número 2 da série, que traz algumas alternativas para você ficar mais confiante para fazer suas próximas apresentações em público.

A característica básica desta série é oferecer algumas técnicas que podem ser colocadas em prática imediatamente, bastando assistir vídeos curtos com aproximadamente 1 minuto de duração, para poder se beneficiar sem ocupar muito do seu tempo.

Técnicas que valem ouro

Oratória é uma técnica que pode e deve ser aprendida por todas as pessoas.

Muita gente pensa que ela é um dom que nasce com alguns indivíduos. Isto não é verdade.

A verdade é que alguns têm facilidade para se expressar e outros encontram dificuldades. Mas essa é a mesma realidade que verificamos nas escolas: alguns aprendem matemática com facilidade, outros não.

Há pessoas que gostam de física e absorvem todos os conteúdos com extrema rapidez. Outros se interessam mais por artes. E assim por diante.

A diferença com relação à oratória é que não importa se você é um profissional de humanas, exatas, biológicas ou qualquer outra área. Em todas elas você vai precisar de uma boa oratória para vender suas ideias, encantar seu público e atingir seus objetivos.

Por isso as técnicas de apresentação devem ser incorporadas por você para facilitar sua vida, melhorar seus relacionamentos e desenvolver sua carreira profissional.

Confiança para superar a timidez

Talvez a sua confiança em apresentações seja prejudicada por uma timidez. Até aí, tudo bem! Muita gente é tímida e se apresenta muito bem.

O grande segredo é como lidar com a timidez e o medo de se apresentar.

Amy Cuddy, uma pesquisadora da Harvard University, nos Estados Unidos, provou em laboratório que é possível realizar um exercício rápido antes de se apresentar em público para alterar os níveis de hormônios no organismo.

Com os exercícios corretos, é possível elevar a quantidade de Testosterona, que é o hormônio do poder e da confiança, ao mesmo tempo que reduz os níveis de Cortisol, o hormônio do stress e da insegurança.

Só isso: bastam dois minutos antes de entrar em cena e seu desempenho pode ser melhorado de forma expressiva.

Aumente sua confiança em apresentações

Assista este vídeo até o final (apenas 1 minuto e 13 segundos) para conhecer a descoberta de Amy Cuddy e encontrar uma solução para sua falta de confiança em apresentações.

No entanto, é bom que se diga que isto não é um milagre. É técnica com eficácia comprovada pela ciência.

O que você precisa saber é que como toda técnica, exige prática.

Quanto mais você praticar, melhores serão os resultados. Não adianta conhecer a forma, sem se habituar com ela.

Pratique para se beneficiar em todas as suas próximas apresentações.

Acompanhe as novidades em vídeos

Para você ficar por dentro de todas as novidades e dicas em vídeos que são postadas periodicamente, inscreva-se no nosso canal do Youtube.

Mas lembre-se de clicar também no símbolo do “sininho” no Youtube para ser avisado por e-mail sempre que forem lançados novos vídeos.

E compartilhe com os amigos para ajudá-los a desenvolverem a oratória para se comunicarem melhor em todas as situações.

Assista também:

Oratória: Vícios de Linguagem

Como lidar com perguntas difíceis em apresentações

Como perder o medo de falar em público

Um curso completo

Caso você queira se aprofundar no assunto e aperfeiçoar suas apresentações incorporando técnicas de sucesso, dê uma olhada no programa completo do nosso curso online de Oratória e Técnicas de Apresentação.

Ele é o primeiro e único curso online de Oratória realizado com a participação constante do professor: você vai ter um whatsapp exclusivo para tirar dúvidas direto com o professor; poderá enviar vídeos para análise e feed backs personalizados; e terá webinars periódicos para falar ao vivo com o professor.

Pode ser exatamente o que você está precisando!

Bibliografia

Você pode encontrar informações complementares no livro de Amy Cuddy:

Conte-nos o que achou

Comentários

An error occured with the Google API Library: Error refreshing the OAuth2 token, message: '{ "error": "invalid_client", "error_description": "The OAuth client was not found." }'Please re-configure your settings from step 1.