Oratória

O poder da oratória de Game of Thrones

Atendendo a pedidos, agora o poder da oratória de Game of Thrones também está em vídeo.

Game of Thrones parece ser uma série sobre guerras, assassinatos, lutas e dragões. Mas não é. O jogo dos tronos é jogado muito mais com as palavras do que com as armas.

Os personagens mais interessantes de Game of Thrones têm em comum uma característica: a habilidade de persuadir.
Renato Avanzi, da Widoox, fala sobre os três maiores mestres de Game of Thrones, o poder da oratória que eles possuem e o que você pode aprender para sua vida cotidiana.
Um dos personagens mais poderosos da série é Varys, mesmo que ele não venha de uma família de prestígio. O poder de Varys vem da informação.
Informação é uma valiosa moeda de troca, não apenas em Game of Thrones. Um exemplo disso é o que acontece em uma entrevista de trabalho, ou durante um pedido de aumento salarial.

Quer conquistar suas metas com
apresentações de sucesso?

Chega de medo de falar em público! Escreva seu email e receba uma aula grátis de oratória.

Ter um conhecimento que os outros não têm te dá um importante poder de barganha na negociação e aumenta suas chances de conseguir o que quer.
Daenerys Targaryen é outra personagem que exerce grande poder de convencimento sobre os outros. Ela conquistou a fidelidade de multidões libertando-os da escravidão e prometendo a vingança contra os senhores de escravos.
O poder da oratória de Daenerys vem da compaixão. Ao mostrar que entende porque as pessoas sofrem, ganha sua confiança e lealdade.
Grandes líderes convencem ao mostrar aos outros o caminho para conquistarem seus objetivos. Mostre que você conhece os desejos do público e que tem a alternativa mais viável para transformá-los em realidade. Essa é a melhor maneira de persuadir as pessoas sobre as suas ideias.
Mas o maior mestre da oratória em Game of Thrones é Tyrion Lannister. O poder de convencimento é sua maior arma para atingir seus objetivos. A lábia de Tyrion chegou a livrá-lo da morte em várias situações ao longo da série.
A oratória de Tyrion se baseia nos interesses de seus interlocutores. Ele sempre está fazendo uma pergunta, seja explicitamente ou não. “O que você quer?”.
Os argumentos de Tyrion apelam para a utilidade que ele pode ter para os outros.
Em seu encontro com Daenerys, na quinta temporada, o personagem sabiamente convence a rainha, não apenas a deixar de matá-lo, mas a aceitá-lo como seu conselheiro. Ele faz isso convencendo Daenerys de que seu conhecimento de Westeros pode ajudá-la a conquistar os Sete Reinos.
Em uma negociação, é fundamental saber o que o interlocutor quer de fato. Com essa informação nas mãos, tente persuadí-lo de que você pode oferecer exatamente o objeto desejado.
Se alguém com quem você está negociando quer ganhar dinheiro, convença-o de que o seu produto ou serviço o deixará rico. Se a pessoa quer status, faça com que perceba como sua solução vai fazer com que ela ganhe fama e prestígio.
O poder da oratória é a arte do convencimento. Inspire-se nos personagens de Game of Thrones e desenvolva esta habilidade para conquistar seus objetivos.
Mande sugestões para novos vídeos que nós vamos produzindo para ajudar você em suas próximas apresentações em público.

Quer mais Game of Thrones? Leia o artigo original: O que Game of Thrones pode te ensinar sobre oratória

Quer conquistar suas metas com
apresentações de sucesso?

Chega de medo de falar em público! Escreva seu email e receba uma aula grátis de oratória.

Veja também:

Como fazer um bom discurso

Como perder o medo de falar em público 

12 técnicas de oratória incríveis para começar a usar já

eBook Dez Mandamentos da Oratória
Discurso de Formatura
Inscreva-se no Nosso Canal

Participe de nossa Newsletter

Notificações no navegador

Conte-nos o que achou

Comentários