Oratória

7 dicas para acabar com a voz rouca e a garganta inflamada

Saber cuidar da voz é extremamente importante para evitar que algo indesejável aconteça e prejudique o nosso principal instrumento de comunicação.

No entanto, qualquer um está sujeito a contrair uma gripe, uma tosse, uma crise de alergia ou uma irritação na garganta, mesmo tomando todas as precauções necessárias para evitar que aconteçam.

O pior é quando você precisa fazer uma apresentação importante na empresa ou defender o seu trabalho de conclusão de curso e você quase não tem voz para falar. Ela está totalmente rouca.

Neste vídeo, você tem 7 dicas incríveis para superar estes momentos. E eu aposto que a 2a alternativa vai te deixar muito surpreso, porque você jamais poderia esperar por ela.

Como acabar com a voz rouca

Este vídeo apresenta 7 alternativas para cuidar da voz e acabar com a rouquidão nos momentos em que você está com a garganta inflamada e precisa falar muito.

Não é nada fácil e às vezes não tem jeito: você está afônico mas a sua apresentação é inadiável.

Estas dicas não têm a pretensão de se transformarem na cura milagrosa para qualquer enfermidade que você possa ter na voz. Para esses casos, recomendo que você procure um médico especialista.

O que você vai conseguir adotando estas alternativas é a possibilidade de minimizar os desconfortos de uma garganta irritada e os efeitos de uma voz rouca quando mais precisa dela.

Auxílio da tecnologia para cuidar da voz

Amplificador de voz

Uma das dicas é lançar mão da tecnologia que está ao nosso alcance e utilizar um sistema de amplificação da voz.

Com ele, é possível falar com muito menos esforço, poupando as cordas vocais ao mesmo tempo em que conseguirá maior volume na voz para ser ouvido por todo o seu público.

Pode ser que o espaço onde você vai fazer a sua palestra possua um sistema de som com microfone e caixas acústicas. Ótimo para você. Utilize e salve sua garganta de um stress exagerado.

Caso não tenha, sugiro que você compre um amplificador portátil de voz. Eu mesmo já precisei utilizar este equipamento algumas vezes e foi a minha salvação. Algumas vezes dando aula na ESPM, outras vezes conduzindo treinamentos in company.

Pude falar com naturalidade, sem forçar a voz, aumentando o volume do aparelhinho para ser ouvido por todos.

Eu recomendo que você assista também:

“Deu branco e agora?”

“Entonação da voz na oratória”

“Os 3 segredos das técnicas de apresentação de Steve Jobs”

Um curso completo

Caso você queira se aprofundar no assunto e aperfeiçoar suas apresentações incorporando técnicas de sucesso, dê uma olhada no programa completo do nosso curso online de Oratória e Técnicas de Apresentação. Pode ser exatamente o que você está precisando!

Caso queira comprar o amplificador de voz mostrado no vídeo e neste artigo, acesse:

Conte-nos o que achou

Comentários