Oratória

Como lidar com perguntas difíceis

Você sabe como lidar com as perguntas difíceis que começam a fazer no meio da sua apresentação em público?

Muitas pessoas não têm ideia do que fazer, ficam nervosas e se tornam verdadeiras estátuas incapazes de balbuciar qualquer palavra.

A questão é que muita gente se prepara apenas para a apresentação, mas não dá a devida importância antecipada para os questionamentos da plateia.

Como se preparar para perguntas difíceis

Tudo é uma questão de preparo. E quanto mais, melhor.

Da mesma forma que você deve treinar exaustivamente o seu conteúdo, comece a se preocupar também com o que vai surgir da participação do público.

Um dos grandes segredos é mostrado neste vídeo: é preciso fazer um exercício de imaginação para antecipar as perguntas que podem surgir.

Parece muito difícil, mas nem tanto. É tudo uma questão de bom senso e de se acostumar.

O que pode ser perguntado pelo seu público

Ao traçar um perfil da sua audiência, fica mais fácil imaginar o que podem te perguntar.

Por exemplo: se o seu público será formado por advogados, é razoável pensar que eles estarão interessados nos aspectos mais jurídicos do assunto e que te farão perguntas a esse respeito.

Caso sejam estudantes, é provável que lancem uma saraivada de questionamentos que digam respeito ao futuro, ao campo profissional e ao mundo deles.

Mas você não deve se limitar às perguntas óbvias. Estas provavelmente você saberá responder. Imagine sempre as dúvidas mais “cabeludas”, aquelas que podem te desconcertar.

Quais as melhores respostas

Logicamente não basta refletir sobre as perguntas se você não elaborar também as respostas mais adequadas.

Qual é a melhor? Depende do seu tema, do seu objetivo e do seu público.

A verdade é que você deve se preparar para tudo porque o momento de maior exposição é exatamente este: quando lhe fazem perguntas.

Assista também:

7 dicas contra a timidez e a ansiedade ao falar em público

Como perder o medo de falar em público

Os 3 segredos das técnicas de apresentação de Steve Jobs

Um curso completo

Caso você queira se aprofundar no assunto e aperfeiçoar suas apresentações incorporando técnicas de sucesso, dê uma olhada no programa completo do nosso curso online de Oratória e Técnicas de Apresentação. Pode ser exatamente o que você está precisando!

Conte-nos o que achou

Comentários