Desenvolvimento Profissional

Como aumentar a autoconfiança

Neste vídeo o professor de oratória Renato Avanzi dá 11 dicas para aumentar a sua autoconfiança e conquistar os seus objetivos

A autoconfiança é algo extremamente importante, porque permite a cada um de nós desenvolver coisas que muitas vezes nem nos imaginávamos capazes de fazer. Por outro lado, a falta dela nos impede de realizar algumas atividades que somos capazes de fazer, mas por não acreditarmos nisso, simplesmente não fazemos.

Quer conquistar suas metas com
apresentações de sucesso?

Chega de medo de falar em público! Escreva seu email e receba uma aula grátis de oratória.

Como aumentar a autoconfiança

Em primeiro lugar, faça uma relação das coisas que você gosta de fazer e que você faz bem. Conscientize-se dos seus talentos porque todos nós temos facilidade para fazer algumas coisas. Não comece a pensar “mas eu não faço nada bem”, pois isso só inibe sua autoconfiança. Claro que tem. Basta pensar com calma e com carinho e você vai se surpreender.

Segundo, pense nos benefícios de fazer as coisas que parecem impossíveis. Imagine o que você vai poder ganhar com isso, as oportunidades novas que podem surgir, as portas que vão se abrir. Quando pensamos nos ganhos, os custos nos parecem cada vez menores.

Depois, festeje todas as suas conquistas, por menores que elas pareçam a você. Orgulhe-se do que você conseguiu porque isso tem muita importância. Lembre-se que toda jornada começa com o primeiro passo. Você já foi criança e não sabia sequer se arrastar. De repente se virou e começou a se agarrar às coisas, depois engatinhar, depois andou, correu, andou de bicicleta, nadou e muito mais.

Junte-se a quem lhe faz bem

Pense: foi pouco começar a engatinhar?

Junte-se a pessoas positivas e de alto astral. Quando você deu os primeiros passos, seus pais fizeram uma grande festa, fotografaram e contaram para toda a família e amigos. Isso tornou-se um grande incentivo para você continuar se esforçando e tentando o próximo passo, rumo à sua independência. Continue procurando se juntar a pessoas que tenham o mesmo espírito dos seus pais, para que você conquiste sua autoconfiança e independência.

Recorra aos amigos, peça ajuda e compartilhe as melhores práticas. Ninguém faz nada sozinho. Nem mesmo um lutador de MMA consegue lutar sem a ajuda de outras pessoas, apesar de entrar sozinho no octógono. Ele depende de uma super equipe para que ele possa desenvolver suas técnicas.

E se você ainda não tem as melhores técnicas, desenvolva o que lhe falta, com paciência e equilíbrio. Sem pressa e sem milagres. Não imagine que vai aprender a lutar em uma tarde, ou que vai dominar outro idioma em um final de semana, ou que vai se tornar um mestre da administração com apenas um curso rápido.

Quer conquistar suas metas com
apresentações de sucesso?

Chega de medo de falar em público! Escreva seu email e receba uma aula grátis de oratória.

Evite comparações

Não se compare a ninguém, porque ninguém é igual. Quando queremos ser como outra pessoa, passamos a perseguir um objetivo inalcançável e desanimamos no meio da jornada. Esqueça isso. Você é você e tem valor por ser assim: autêntico. Querer ser outro é ser falso, “fake”, uma nota de 3 reais.

Fuja do perfeccionismo. Ele só atrapalha. Faça o melhor que puder as coisas. Isso não significa fazer perfeito porque isso não existe. Tudo é como pode ser. A natureza é perfeita na sua imperfeição. Veja que uma laranjeira não produz 2 laranjas perfeitas e idênticas. Mas as 2 produzem suco e têm sua finalidade.

Corra riscos calculados. Não estou falando para você cometer suicídio profissional, muito menos pessoal. Mas arrisque-se a acertar. E, claro, a errar também, porque isso faz parte da vida. E aprenda com os erros para se tornar cada vez mais autoconfiante.

Tenha objetivos claros e possíveis

Defina metas menores e alcançáveis. Evite as mega metas que são muito difíceis e demoram muito tempo para serem concretizadas. Elas costumam desanimar mais do que impulsionar a seguir adiante. Os objetivos menores, que podemos enxergar logo adiante, vão nos animando a seguir sempre em frente, rumo ao próximo ponto de chegada. E você estará sempre chegando a algum lugar desejado. Isso anima demais.

Por fim, mostre-se. Apareça. Lembre-se que “quem não é visto, não é lembrado”. Pratique uma boa oratória e faça uso das melhores técnicas de apresentação em público. Quanto mais você expõe suas ideias para as pessoas certas, mais sua autoconfiança vai crescendo e você vai realizando seus sonhos.

Quer conquistar suas metas com
apresentações de sucesso?

Chega de medo de falar em público! Escreva seu email e receba uma aula grátis de oratória.

Veja também:

O que fazer em caso de gafes como a do Oscar 2017

Comunicação não verbal: 4 pontos fundamentais

10 Dicas para sua apresentação de TCC

Conte-nos o que achou

Comentários

Comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *