Oratória

O que fazer em caso de gafes como a do Oscar 2017

O carnaval terminou e, como se diz em todo lugar, o Brasil agora vai começar a funcionar. Em 2017, o que mais ficou marcado foi o desastre da passarela.

Quer conquistar suas metas com
apresentações de sucesso?

Chega de medo de falar em público! Escreva seu email e receba uma aula grátis de oratória.

Peraí, Eu não estou falando dos vários acidentes com carros alegóricos no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro.Eu estou me referindo à passarela da entrega do Oscar deste ano que também virou um carnaval. Algo nunca visto antes.

Na hora de divulgar o prêmio de melhor filme do ano, o apresentador Warren Beatty e a apresentadora Faye Dunaway ficaram confusos e acabaram anunciando o filme “La La Land”, quando o escolhido pela Academia do Oscar foi Moonlight.

Os produtores e atores de La La Land subiram ao palco, receberam o Oscar e agradeceram a todo mundo: pai, mãe, cachorro, vizinho, babá, professora da escola básica.

De repente vem o anúncio:

“Para tudo que houve um erro. Quem ganhou foi Moonlight”.

Uau! Nem Joãozinho Trinta, se estivesse vivo, pensaria em um enredo desses para a sua Beija Flor de Nilópolis no carnaval.

Algo idêntico aconteceu no concurso de Miss Universo 2015. O apresentador, fazendo uma pausa solene e angustiante, cheio de mistérios, anunciou: a eleita foi a Miss Colômbia. Aí começou o choro, aplausos, emoção, entrega de flores, coroa na cabeça.

De repente, volta o apresentador totalmente desconcertado e anuncia o seu erro. A Miss Universo eleita foi das Filipinas, Pia Alonzo.

Constrangimento absoluto, ter que tirar a coroa e colocar em outra cabeça, devolver as flores e, claro, o sentimento de ter sido Miss Universo por alguns minutos e ter que entender que não passou de um equívoco.

Quer conquistar suas metas com
apresentações de sucesso?

Chega de medo de falar em público! Escreva seu email e receba uma aula grátis de oratória.

Mas sabe o que tudo isso nos ensina?

Algo muito importante para você que se apresenta em público constantemente e que vive com medo de errar. Todo mundo comete erros em apresentações e a vida não pára por causa deles. Ninguém morre. No máximo um pequeno ferimento que cicatriza rápido.

Imagina isso: Erraram no Oscar, erraram no Miss Universo e você é a pessoa que não quer errar de jeito nenhum? Que tem medo que pensem mal de você se gaguejar, esquecer de dizer algo, trocar palavras, errar uma informação?

Pára com isso!

Errar é humano e a sua oratória é melhor quando você é autêntico.

Meu conselho do fundo do coração: Errou? Respira fundo, bebe uma aguinha, pede desculpas e segue em frente.

 

Quer conquistar suas metas com
apresentações de sucesso?

Chega de medo de falar em público! Escreva seu email e receba uma aula grátis de oratória.

Veja também:

Errou o discurso? Saiba como lidar com uma apresentação ruim

6 erros que você não pode cometer em apresentações

Falar em público: 6 hábitos que você deve abandonar

 

 

Conte-nos o que achou

Comentários

Comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *